A altura do Selim

A altura certa do selim

(por Odir Zuge Jr.)
publicado originalmente no blog as bicicletas

Sejamos sinceros, não existe altura certa para o selim da bicicleta. existe a altura mínima. mínima para se ter um desempenho razoável e também para não ter lesões.

selim baixo é responsável pela grande maioria dos casos de dores no joelho ao pedalar, e também pelo desempenho sofrível… com o selim baixo, fica difícil girar. as subidas ficam pesadas…. os outros ciclistas ficam rápidos demais

mas como saber se o selim está na altura adequada? bom, primeiro esqueça os mitos:

selim na altura do ossinho da bacia. isso é mito. pois cada bicicleta tem uma distância diferente entre a caixa do movimento central e o chão. some-se essa medida individual da bicicleta a outra, que é o tamanho do braço da pedivela, que também varia, e a geometria do quadro, e também a espessura dos pneus… observe que se trocar os pneus por pneus mais finos a bicicleta inteira fica mais baixa, mas a distância mais longa entre o selim e o pedal permanece.

então, se cada vez que se trocar o pneu, a bicicleta sobe ou desce, mas o o ossinho da bacia não, vamos mudar o selim de posição? claro que não….

para colocar o pé no cho, mesmo de salto, é preciso sair do selim. foto de mikael colville-andersen

para colocar o pé no chão, mesmo de salto, é preciso sair do selim. foto de mikael colville-andersen

- colocar os pés no chão. esqueça. se o selim está na altura mínima pra não haver lesões não se consegue colocar nem a ponta do pé no chão. então, ou a bunda está no selim, ou o pé no chão. ao parar a bicicleta, desça do selim antes.

mas a questão é saber: quão alto deve estar o selim? a altura mínima é a altura do seu cavalo: das partes baixas ao chão. esse distância é a distância que deve estar o selim do ponto mais distante que o pedal pode estar do selim.

mas não se precisa saber essa medida pra ajeitar o selim. não precisa de fita métrica. mas pedir para alguém segurar a bicicleta para nós, montar na bicicleta,apoiar os calcanhares no pedal (esse detalhe é muito importante), e pedalar para trás. ao fazer isso, a perna tem que esticar toda. se não esticar toda, o selim está baixo. se esticar toda e o pedal sair de baixo do pé, o selim está alto demais.

esse é o teste mais preciso que existe. claro, não pedalamos com os calcanhares. pedalamos com a parte frontal do pé, antes do início dos artelhos, apoiada no pedal. é a parte mais larga do pé. assim, nunca esticaremos totalmente a perna ao pedalar.

essa posição permite que pedalemos sem sentir dores por esforço excessivo sobre os joelhos. também permite girar bastante.

normalmente, quando levantamos o selim da bicicleta de alguém que estava usando-o muito baixo, as pessoas costumam relatar que a bicicleta ficou repentinamente mais leve e rápida….

agora o detalhe. essa altura, medida dessa forma, é a altura mínima. sim, mínima. o selim pode estar acima disso, e é comum. eu mesmo uso acima dessa medida. há quem recomende que a altura do selim em relação ao pedal seja a altura do trocânter maior ao solo. eu mesmo prefiro usar assim. mais infos nesse link.

claro, nem todo mundo pode usar o selim nessa altura. crianças que acabaram de tirar as rodinhas e adultos que acabaram de aprender a andar de bicicleta são inseguros e precisam ter a sensação de colocar o pé no chão pra não cair. é uma sensação sem fundamento algum na realidade, mas funciona na cabeça deles. respeitemos.

por outro lado, algumas modalidades acrobáticas que usam a bicicleta mas muito pouco se pedala também exigem selim baixo para não atrapalhar manobras. aí não há problema, pois a pessoa não está pedalando mesmo. dá apenas algumas pedaladas pra pegar impulso, e só.

bom, você pode usar a altura do selim como quiser. mas lembre, não esqueça: se estiver abaixo da altura mínima, e você der mais do que uma voltinha no quarteirão, lesões virão. e com elas, dores.

as dores são fortes. e o interessante é que depois você sentirá as dores dos outros. vemos uma pessoa andando de bicicleta com o selim baixo e já nos dói a visão…. por isso, se alguém lhe avisar que está com o selim baixo, entenda, essa pessoa está tentando proteger-lhe de uma lesão. ouça o conselho. e sim, é preciso aprender a descer do selim ao parar a bike.

Sobre a loja

Nosso objetivo é oferecer produtos diferenciados e exclusivos para o ciclista urbano. Confira nossos produtos da KustomBike no facebook ou compre na loja virtual que oferece produtos de primeira qualidade com muito estilo. Nós queremos oferecer bicicletas, acessórios e peças que você não encontra em lojas tradicionais.

Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
  • Pagamento na Entrega
Selos

Kustom Bike Comercio e Locação de Bicicletas Ltda - CNPJ: 28.338.734/0001-02 © Todos os direitos reservados. 2019

Fale Conosco pelo WhatsApp